terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

“Seria falsa e ilusória qualquer defesa dos direitos humanos, políticos, econômicos e sociais que não compreendesse a defesa do direito à vida” (Bento XI).

    A luta incansável do Papa Bento XVI em defender a vida e a dignidade humana é atividade constante em seu Pontificado. Buscando expandir a voz profética do antecessor, o Beato João Paulo II, o Sumo Pontífice apresenta ao mundo reflexões que ensinam ao homem sua dignidade de filho de Deus. Entre as contribuições de Bento XVI, estão três preciosas encíclicas: “Deus Caritas Est” (Deus é Amor), “Spe Salvi” (Salvo pela Esperança) e “Caritas in Veritate” (Caridade em Verdade).
    Também, nos sucessivos encontros com os diversos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Papa destacou a urgência de “fecundar e fermentar a sociedade humana com o Evangelho de Cristo”. Em visita “Ad Limina Apostolorum”, com os Bispos brasileiros, realizada no dia 28 de fevereiro de 2010, no Vaticano, o Papa convocou o episcopado, assim como todos os fiéis leigos, a defenderem a vida. “O vosso dever como Bispos junto vosso clero é mediato, enquanto vos compete contribuir para a purificação da razão e o despertar das forças morais necessárias para a construção de uma sociedade justa e fraterna”. Além disso, Bento XVI tem insistido em seus discursos que as iniciativas da sociedade civil, não devem substituir ou minimizar o empenho de cada cidadão em defesa da dignidade humana. “Seria totalmente falsa e ilusória qualquer falsa e ilusória qualquer defesa dos direitos humanos e políticos, econômicos e sociais que não compreendesse a energética defesa do direito à vida desde a concepção até à morte natural” (cf. Christifideles laici, n. 38).
    “Portanto, caros Irmãos no episcopado, ao defender a vida, não devemos temer a oposição e a impopularidade, recusando qualquer compromisso ou ambiguidade que nos conformem com a mentalidade deste mundo”. E, assim como exortou em sua Encíclica “Caritas in veritate”, n. 56, o Papa Bento XVI recordou aos Bispos que “Deus deve encontrar lugar também na esfera pública, nomeadamente nas dimensões cultural, social, econômica e particularmente política”. 
     O Papa motiva aos fiéis leigos a se empenharem pela defesa da vida e concede ao povo brasileiro, sua Bênção Apostólica: “Confio à Mãe de Deus e nossa, invocada no Brasil sob o título de Nossa Senhora Aparecida, estes anseios da Igreja Católica na Terra de Santa Cruz e de todos os homens de boa vontade em defesa dos valores da vida humana e da sua transcendência[...]”.
      Os textos dos pronunciamentos realizados pelo Papa Bento XVI aos Bispos do Brasil e saudações dos Presidentes dos regionais ao Papa, em visitas Ad Limina, de 2009 a 2010, podem ser adquiridos através da publicação “Visitas Ad Limina Apostolorum”, das Edições CNBB. Mais informações: www.edicoescnbb.com.br

                       Ter, 26 de Fevereiro de 2013 18:07  / Atualizado - Ter, 26 de Fevereiro de 2013 18:14
                                                             por: cnbb


0 comentários:

Postar um comentário