segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Carreata e missa em louvor a Santa Isabel de Portugal, padroeira da Santa Casa de Misericórdia

      A imagem da santa sairá da paróquia, conduzido em carreata, no próximo domingo, dia 11, às 16h, e haverá a solene entronização na capela da Santa Casa às 17h com a celebração da Santa Missa.

             História de Santa Isabel de Portugal

       Era filha do rei Pedro III, de Aragão, e da rainha Constança. Era sobrinha-neta de Isabel da Hungria.
       Foi a neta preferida de Jaime I, o Conquistador, grande rei de Aragão. Casou-se aos 12 anos de idade, com Dom Diniz, que foi rei de Portugal: devasso, egoísta, bastante rígido.
       Mas não interferia nas atividade beneficentes da esposa que criou inúmeros hospitais, hospícios, orfanatos, sem se descuidar dos pobres. É conhecida em Portugal como “A Rainha”. Sofreu muito com as infidelidades e ciúmes do marido, e teve papel decisivo na pacificação das freqüentes contendas familiares.
       Exerceu também papel muito importante na pacificação de conflitos entre reinos cristãos, na intrincada política peninsular da Idade Média. Viúva, passou a viver em pobreza voluntária, na fidelidade ao espírito da Ordem Terceira de São Francisco.
      Após a morte do marido, doou aos necessitados todos os seus bens materiais e foi residir em um casa bem simples, numa vida monástica e dedicando-se a quem dela precisasse. Após sua morte, seu corpo foi conduzido para Coimbra e sepultada no Convento de Clara, cuja construção dirigira pessoalmente.

Oração da Santa Isabel de Portugal: Ó querida Santa Isabel, sob a vossa proteção queremos nos colocar. Vossa espiritualidade nos inspira ainda hoje no seguimento de Jesus. Ensinai-nos a acolher com carinho os pobres, os doentes, os abandonados, manifestando a eles o imenso amor do Pai. Estimulai-nos para que tenhamos coragem de estar ao lado deles, defendendo as suas lutas e assumindo as suas dores. Assim como vós, queremos construir a paz, partilhar o pão da justiça e distribuir rosas de alegria aos nossos irmãos. Intercedei por nós para que também possamos, um dia, gozar das alegrias celestes na presença de Deus. Amém.

                                                     http://www.santoprotetor.com

0 comentários:

Postar um comentário