sábado, 14 de maio de 2011

Fazenda da Esperança

     Tudo começou em 1983, no bairro do Pedregulho, em Guaratinguetá. Um grupo de jovens passava seus dias numa esquina à base de drogas e álcool. Um leigo de nome Nélson, não contente com a situação e desejando viver realmente a palavra de Deus, se aproximou desses jovens e ganhou-lhes a confiança. Alugaram uma casa para viverem juntos, pagando todas as despesas com o fruto de seus trabalhos, agora honestos, e com muita oração e trabalho formaram o primeiro grupo da até então não imaginada Fazenda da Esperança.
     Frei Hans Stapel era o Pároco da Igreja Nossa Senhora da Glória nesta época e passou a dedicar-se ao projeto de Nélson.
     Com muitos jovens se envolvendo neste ideal de vida, surgiu a necessidade de um espaço maior. Foram, então, adquiridas terras no bairro do Gomeral em Guaratinguetá. Contam as pessoas que se lembram desta época, que houve grande mobilização nas paróquias para arrecadar o dinheiro necessário, com quermesses, bingos e muitas doações.
     Frei Hans foi liberado de suas obrigações de pároco para dedicar-se inteiramente à Fazenda.
     Uma das características da Fazenda é o fato de não serem utilizados medicamentos no tratamento. Os jovens encontram a libertação dos vícios no trabalho e na oração.
     Em 1987 nasceu a primeira comunidade fora da cidade de Guaratinguetá, sendo em Coroatá, no estado do Maranhão. No ano de 1989,em Guaratinguetá, surgiu a primeira Fazenda da Esperança feminina, auxiliando na recuperação de mulheres.
     A primeira no exterior foi inaugurada em junho de 1998, sendo na terra de frei Hans, em Berlim, na Alemanha.
     Em 2007, a Fazenda da Esperança recebeu a visita do Papa Bento XVI que emocionou o mundo inteiro,quando abandonou os protocolos e saiu andando entre os jovens outrora marginalizados pela sociedade.
     A Obra Social Nossa Senhora da Glória - Fazenda da Esperança já se espalhou por 24 dos 27 Estados do Brasil e por outros países do mundo, como Rússia, Filipinas, Moçambique, Alemanha, México, Guatemala, Paraguai, Uruguai, Portugal e Argentina. As atividades sociais da Fazenda da Esperança, em todo o mundo, são desenvolvidas pela Associação Internacional de Fiéis e reconhecidas pela Igreja Católica como Família da Esperança.

                  Doações, internação, conhecer as Fazendas do Brasil e do mundo acesse:
                                                    http://www.fazenda.org.br/





0 comentários:

Postar um comentário